Microbiologia
Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico
Departamento de Análises Clínicas
MICROBIOLOGIA
PREPARO DO MEIO DE CULTURA E UBIQUIDADE BACTERIANA
Contagem
Março/2013
Resumo Os meios de cultura são utilizados com a finalidade de cultivar e manter microrganismos viáveis no laboratório, sob a forma de culturas puras. Os meios de cultura devem ter na sua composição, os nutrientes indispensáveis ao crescimento do organismo em questão, sob forma assimilável e em concentração não inibitória do crescimento. Além disso, após a sua preparação, cada meio de cultura deve ser submetido à esterilização, por forma a eliminar qualquer organismo vivo contaminante. A ubiquidade dos microorganismos é baseada em três características principais: tamanho reduzido, que permite uma grande capacidade de dispersão; variabilidade e flexibilidade metabólica, que permite se adaptar e tolerar rapidamente às condições ambientais desfavoráveis.
Introdução O Ágar CLED e um meio de cultura recomendado para isolamento, enumeração e identificação de patógenos urinários com base na fermentação de lactose. Este meio suporta o crescimento de agentes patogénicos e contaminantes urinários, mas evita a ploriferação indevida de espécies de Proteus devido à ausência electrólitos. O Teste de Ubiquidade foi realizado para determinar o nível bacteriano em determinados locais. De acordo com cor e forma das colônias bactérias, podemos classifica-las em: Cocos, Bacilos, Vibriões, Espirilo, Estafilococos, Sarcina, Estreptobacilos, Diplococos ou Estreptococos.
Objetivo O objetivo foi perscrutar e utilizar o meio de cultura Ágar CLED. O objetivo do Teste de Ubiquidade foi utilizar os meios de cultura para coletar e examinar bactérias presentes em diversos locais.
Parte Experimental O