Microbiologia
Mateus Henrique da Silva Nº 14
Paula Beatriz da Silva Rocha Nº 17
1QB
Título: Observação de Células Vegetais e Animais
Objetivo: Observar as células vegetais e animais a fim de reconhecer suas propriedades e organismos, através do microscópio.
(4) (a) Um microscópio tem normalmente três ou quatro lentes objetivas, cada uma delas oferece uma potência diferente de ampliação – são elas 4X, 10X, 40X e 100X - indicadas no seu barril por um número e um código colorido. A ampliação total obtida usando uma lente especial é determinada multiplicando-se o poder da lente ocular, normalmente 10X, pelo da lente a ser utilizada. Por exemplo, o aumento total conseguido ao usar uma objetiva de 4X será esse valor multiplicado por 10X, ou seja, 40X. As cores dos códigos das lentes de 4X, 10X, 40X, e 100X são, respectivamente, vermelho, amarelo, azul e branco. Quanto maior a força de ampliação fornecida pela lente, maior o seu comprimento.
(4) (b) 01. Na microbiologia, os corantes são substâncias químicas, que após entrarem em contato com as células realçam compostos das células, com a sua utilização é possível evidenciar alguns compostos das células que muitas vezes até com o microscópio poderiam passar despercebidas sem o corante.
Com os corantes podemos ver os núcleos, as membranas celulares e até organelas.
(b) 02. Os corantes podem ser classificados de acordo com sua estrutura química (antraquinona, azo e etc.) ou de acordo com o método pelo qual ele é fixado à fibra têxtil. Os principais grupos de corantes classificados pelo modo de fixação são mostrados a seguir.
Corantes Reativos: Neste processo, um grupo reativo é introduzido no corante; este, então, liga-se covalentemente às moléculas das fibras do tecido, principalmente o algodão.
Aplicação: Liga-se covalentemente às moléculas das fibras do tecido, principalmente o algodão.
Corantes diretos: Como o próprio nome sugere, podem ser aplicados, em solução