microbiologia
A teoria da demanda visa identificar os vários fatores que afetam a decisão de compra do consumidor. Essa tarefa é fundamental para a expectativa empresarial, pois o empresário busca o maior lucro possível, o que depende tanto da receita obtida na venda dos produtos quanto dos custos incorridos na sua produção – lucro receita — custos. A receita depende, por sua vez, de quanto à empresa conseguirá vender e a que preço – receita = preço x quantidade.
Finalmente, a relação entre preço e quantidade vendida no mercado depende, fundamentalmente, da decisão de compra do consumidor, ou seja, depende da demanda.
O aspecto central da teoria da demanda é estabelecer a chamada lei da demanda, que propõe uma relação inversa entre preços e quantidades, ou seja, se os preços subirem no mercado, a quantidade demandada cairá, e se os preços caírem, a quantidade demandada aumentará. A demanda depende de muitos fatores, tais como... as preferências do consumidor; o preço do produto em questão; o preço de outros produtos; a renda do consumidor; a distribuição de renda; o total da população; a disponibilidade de crédito; as políticas governamentais direcionadas para o consumo, como impostos e subsídios; os níveis passados de renda, entre outros.
No entanto, a teoria da demanda concentra-se, normalmente, em quatro desses determinantes, que são: o preço da mercadoria o preço de outras mercadorias, a renda dos consumidores e suas preferências.
Assim, a função demanda pode ser descrita como X1 = f(pl,p2,R), que se lê: considerando as preferências do consumidor, a demanda pela mercadoria X1 é uma função do seu próprio preço – p1 –, dos preços de outros bens da economia – p2 – e da renda – R – dos consumidores. Quando mudam as preferências dos consumidores, muda a função demanda.
Graficamente, a demanda dos consumidores pode ser representada por curvas negativamente inclinadas em relação ao preço do produto.
A curva de demanda e seus