MICROBIOLOGIA PARASITOLOGIA E ANÁLISES
GRADUAÇÃO DE ANÁLISE CLÍNICAS
Luiz Antonio Justino
MICROBIOLOGIA, PARASITOLOGIA E URINÁLISEBelo Horizonte MG
MAIO DE 2014
5600700-68580000
Luiz Antonio Justino
MICROBIOLOGIA, PARASITOLOGIA E URINÁLISEResumo do Curso de Análises Clinicas como requisito parcial a obtenção do Título de Pós Graduação de Análises Clínicas.
Tutora: Suely Campos Alves
MAIO DE 2014
Nome: Luiz Antonio Justino
Pólo: BH
MICROBIOLOGIA
O laboratório de microbiologia não serve apenas para apontar o responsável por um determinado estado infeccioso, mas sim, indicar, através do monitoramento de populações microbianas, qual o perfil dos microrganismos que estão interagindo com o homem. Com essas informações, a equipe de saúde é capaz de definir quais microrganismos podem ser responsáveis pelo quadro clínico do paciente e assim, propor um tratamento mais adequado. No entanto, para alcançar esses objetivos, os laboratórios de microbiologia devem possuir estrutura capaz de estabelecer informações sobre a melhor amostra biológica, reconhecer a flora normal, reconhecer os contaminantes, identificar microrganismos cujo tratamento beneficia o paciente, identificar microrganismos com propósitos epidemiológicos, obter resultados rápidos em casos de emergência, racionalizar no uso de antimicrobianos, realizar o transporte rápido das amostras e o relato dos resultados e manter uma educação médica contínua em relação aos aspectos da infecção hospitalar.
Os meios de cultura podem ser preparações sólidas, líquidas ou semi-sólidas que contenham todos os nutrientes necessários para o crescimento de microrganismos são utilizados com a finalidade de cultivar e manter microrganismos viáveis no laboratório, sob a forma de culturas puras.
Os meios de cultura devem ter na sua composição, os nutrientes indispensáveis ao crescimento do organismo em questão, sob forma assimilável e em concentração não inibitória do crescimento. Além disso, após a