microbiologia básica
O estudo de microbiologia é um estudo de biologia em nível “micro”. Como define Burton (2005, p. 4) “é o estudo dos organismos vivos minúsculos – organismos chamados microrganismos ou micróbios”. Para estudar tais microrganismos em laboratório, é necessário, normalmente, realizar o seu cultivo, ou o crescimento, o aumento do número de células microbianas. Para que a replicação ocorra, é necessário que ocorram reações químicas, o metabolismo. E para que o metabolismo microbiano aconteça, é necessário fornecer uma nutrição adequada, tais como carbono (compostos orgânicos), nitrogênio, fósforo, macronutrientes como fósforo, enxofre, potássio, magnésio, sódio, e ferro e vitaminas. Esses nutrientes são fornecidos pelo meio de cultura no qual serão depositados os microrganismos em laboratório.
Para a realização do cultivo, Madigan (2010, p. 95) explica que para o cultivo microbiano é necessário o uso de meios de cultura sólidos e as placas de Petri. As células semeadas por esta superfície do meio de cultura irá crescer e se dividir formando colônias. Como serão estudadas as bactérias, pode-se se nomear colônias bacterianas.
A classificação das bactérias em relação à sua forma é feita em três grupos básicos, conforme esclarece Burton (2005, p. 71): cocos, que são esféricos ou redondos; bacilos, que são retangulares ou em forma de bastão; ou espirilos, que são curvas ou em formato de espiral. Em relação à estrutura, composição química e espessura da parede celular, as bactérias podem classificadas em Gram-positivas ou Gram-negativas. Levinson (2010, p. 18) esclarece que na parede celular de bactérias Gram-positivas, a camada de peptideoglicano é espessa, além de possuir uma camada de ácido teicóico; e na parede celular das Gram-negativas, a camada de peptideoglicano é mais fina, porém possuem uma camada externa complexa, composta por lipopolissacarídeos, lipopoliproteínas e fosfolipídeos. O método de coloração de Gram é um dos mais importantes na