MICRO E PEQUENO EMPREENDEDOR NO BRASIL
Marcia Regina Carlos Françoso¹
Uma figura de grande importância para a micro e pequena empresa é o empreendedor, que pode ser definido como uma pessoa que consegue identificar no ambiente de negócios oportunidades que outras pessoas não conseguem. Identifica, seleciona e transforma essa oportunidade em negócio real.
Geralmente o empreendedor é uma pessoa criativa, movido pelos desafios e que não mede esforços para ver seus objetivos alcançados.
Peter Drucker,1987, definiu empreendedor como um indivíduo que identifica oportunidades e que, para explorá-las, toma a iniciativa de reunir, organizar ou administrar recursos na forma de uma empresa autônoma, assumindo uma quantidade significativa de risco associado com a participação acionária nessa empresa, e comprometendo-se pessoalmente com o resultado.
Segundo o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 2008, algumas características definem o empreendedor.
Busca de oportunidades e iniciativa: ter a capacidade de criar e enxergar novas oportunidades de negócios, desenvolver novos produtos, propor e implementar soluções inovadoras.
Persistência: enfrentar os obstáculos decididamente, buscando, sempre o sucesso, mantendo ou mudando estratégias, de acordo com as situações.
Correr riscos calculados: analisar as alternativas e dispor-se a assumir desafios ou riscos moderados e responder pessoalmente por eles.
Exigência de qualidade e eficiência: decidir que fará sempre mais e melhor, buscando satisfazer ou superar o que os clientes desejam.
Comprometimento: fazer sacrifícios pessoais, esforçar-se para completar uma tarefa; colaborar com os subordinados e, até mesmo, assumir o lugar deles para terminar um trabalho; fazer força para manter o cliente satisfeito.
Busca de informação: interessar-se pessoalmente, por obter informações sobre clientes, fornecedores ou concorrentes; investigar pessoalmente como fabricar um produto ou prestar um serviço;