Micro economia
A microeconomia estuda a formação de preço e quantidade de determinado produto, a partir da relação entre fornecedor e consumidor.
“A microeconomia é aquela parte da teoria econômica que estudam comportamento das unidades, tais como os consumidores, as indústrias e empresas, e suas inter-relações.” (Troster, Roberto Luis, 1999, p. 6).
Assim, quando explicamos o aumento do preço do petróleo como consequência de aumento da demanda de energia, estamos fazendo uma colocação tipicamente microeconômica.
Conceitos Gerais
Os principais conceitos econômicos são consumidores e empresa.
“Os consumidores são aqueles que se dirigem, ao mercado com o intuito de adquirir um conjunto de bens ou serviços que lhes maximize sua função utilidade.” (Garcia e Vasconcelos, 2008, p. 38).
Em economia a conceituação de empresa possui duas visões: a econômica e a jurídica.
Do ponto de vista econômico, empresa é a combinação realizada pelo empresário dos fatores de produção, buscando obter o maior volume possível de produção ou de serviços ao menor custo.
Do ponto de vista jurídico, a empresa é reconhecida como uma universalidade de direitos, incluindo um complexo de relações entre empresário e a empresa.
Pressupostos básicos da analise microeconômica
A hipótese coeteirs paribus
Coeteris Paribus é uma expressão do latim que pode ser traduzida por "todo o mais é constante". A hipótese coeteris paribus estuda a relação entre oferta e demanda em determinado mercado.
A adoção dessa hipótese possibilita o estudo de determinado mercado, selecionando apenas as variáveis que influenciam os agentes econômicos.
Preços relativos
“No estudo da microeconomia temos os preços relativos e os preços absolutos. Preço relativo é o preço de um bem em relação aos demais, já o preço absoluto é o preço isolado de cada mercadoria.” (Garcia e Vasconcelos, 2008, p. 39).
Objetivos da empresa
A empresa produtora tem como objetivo o lucro. Esse estudo supõe o princípio da