Micro economia
Teoria do Consumidor
Busca descrever como os consumidores tomam decisão de compra. É importante estudar pois, o consumidor interfere diretamente no mercado ao adquirir sua cesta de bens. Alguns fatores podem influenciar na tomada de decisão como: - o preço do bem; - o preço do seu substituto; - a renda; - acultura; - o gosto do consumidor.
A relação entre preço e quantidade pode variar. Se for no caso de um bem necessário, quanto maior o seu preço, menor a quantidade demandada. Se o valor do bem aumenta e a renda do consumidor se mantém a mesma, o poder de compra diminui, gerando menos vendas do bem.
O consumidor quer maximizar a satisfação pessoal dentro de sua renda, utilizando-a de forma ótima.
Teoria da Firma: Objetivo de maximizar o lucro, pode fazer isso reduzindo o custo ou aumentando a receita. Objetivo de vender produto (oferta).
Bens substituto: pares de bens que podem ser usados no lugar de outros. É importante pois oferece ao consumidor uma opção de troca quando este não pode adquirir um bem necessário. Ou seja, o bem substituto auxilia na tomada de decisão do consumidor, mudando sua sensibilidade em relação a variação do preço.
Demanda elástica: quando existe bem substituto, o bem vai ser sensível a variação de preço. EX: cimento, pão
Demanda inelástica: pouco sensível a variação de preço, não te ou tem pouco substituto. EX: feijão, insulina, combustível
Restrição orçamentária: (ver gráfico)
Estrutura de mercado estuda as formas como as firmas estão disposta no mercado.
Concorrencia perfeita:
Vários ofertantes: Tanto compradores como vendedores do produto não são capazes de afetar o preço do produto, ou seja, o preço é determinado pelo mercado. O mercado é composto de