Mic 2
O ser humano se relaciona com o mundo de diferentes formas e, para tanto, aplica e constrói diversos tipos de conhecimento por meio dos quais interage e contribui para a construção social do meio em que vive.
Veremos, a seguir, alguns tipos de conhecimento que permeiam as relações entre os indivíduos e a realidade.
[pic]
CONHECIMENTO POPULAR OU SENSO COMUM: é aquele que resulta do modo espontâneo de conhecer e que obtemos no quotidiano. É superficial e assistemático porque é produto de acções não planejadas e não se organiza a partir da sistematização das ideias, mas nós mesmos o organizamos de acordo com as nossas experiências. Esse tipo de conhecimento não busca as causas dos fenómenos e não se constitui como produto de uma reflexão, pois nasce da tentativa dos indivíduos de resolver problemas da vida diária. Por exemplo: o homem do campo sabe plantar e colher de acordo com os ensinamentos e os costumes locais, que se transformam lentamente de acordo com os acontecimentos casuais com os quais ele se depara.
CONHECIMENTO CIENTÍFICO: distinto do conhecimento popular, que não exige sistematização porque nasce da experiência, o conhecimento científico requer um planejamento rigoroso. É um conjunto organizado de conhecimentos sobre determinado objecto, sendo obtido a partir da observação dos fatos e da investigação. Ele nasce da dúvida e é factual porque lida com a ocorrência dos fatos e fenómenos. É verificável, isto é, deve ser comprovado, e possui uma relativa capacidade de previsão. É importante destacar que essa não é a única forma válida de conhecer a realidade, pois não se constitui em um tipo de conhecimento absoluto, uma vez que novas proposições e o desenvolvimento de novas técnicas podem reformular os postulados científicos já existentes.
CONHECIMENTO FILOSÓFICO: utiliza procedimentos racionais e reflexivos na elaboração de críticas da realidade. A compreensão filosófica pretende