Mg-17.065.153
4454 palavras
18 páginas
IntroduçãoUm fio é um segmento fino, cilíndrico, flexível e alongado de certo material de acordo com sua função.
São feitos de cobre, alumínio, chumbo, bronze, latão, prata, platina e mercúrio.Os materiais condutores mais utilizados são: Alumínio e cobre. O primeiro tem seu uso em aplicações mais especificas. O mais utilizado é o cobre por ter a melhor relação custo benefício.
Características
Tanto o fio condutor como o cabo condutor elétrico, é utilizado para transportar a energia elétrica (corrente elétrica) de um ponto para outro ponto de um aparelho ou de um circuito. Os fios condutores ou os cabos condutores elétricos são feitos de cobre e também de alumínio, pois como todos nós sabemos o cobre e o alumínio são metais com excelentes características condutoras de eletricidade e a um preço bastante acessível, principalmente o alumínio. A fim de facilitar a sua soldadura, estes condutores são muitas vezes estanhados, ou seja, são cobertos por uma pequena camada de estanho.
A secção, ou a “espessura” de um fio ou de um cabo condutor, depende da quantidade de eletricidade que este terá que suportar. Tal como um cano de água terá que ser mais largo (ou ter maior secção) se por ele tiver que passar mais água, assim também terá um fio ou cabo condutor que ter maior secção se por este tiver que passar uma maior quantidade de eletricidade, ou intensidade de corrente elétrica.
Pode-se ainda dizer que existem condutores com variadas secções e com múltiplas configurações. Como exemplo pode salientar os condutores unifiliares (de um só fio), os condutores bifilares (de dois fios), os condutores trifilares (de três fios), etc.
Seção nominal de um condutor:
Essa seção nominal não deve ser confundida com seção geométrica (área da seção transversal). A seção nominal está vinculada ao seu valor máximo de resistência elétrica a 20º C (ohm/km) e, em muitos casos, também é complementada por outras características, como quantidade mínima de fios ou diâmetro máximo dos fios que