MFC parte depois n2
Professor: Tharcisio Souza Santos
Alunos: Munike Munch e Raphael Mouadeb
Turma: 3BAG
Aula 8
1. O que é uma operação de “Hot Money”?
É uma operação feita com contratos de curtíssimos prazos e juros muito altos, feitas através de pessoas jurídicas. Este artificio é usado pelas empresas para ter um adiantamento destinado a suprir carências de caixa.
2. No que consiste uma “conta garantida” e qual o tipo de cliente que dela se utiliza?
Consiste em um cheque especial para pessoas jurídicas, na qual possuem um limite de crédito pré aprovado. A conta garantida é usada como alternativa para cobrir as carências de capital de giro, que é o empréstimo que a empresa pega para obter recursos para seu ciclo produtivo.
3. O que é uma operação de “overdraft” e como funciona?
É um empréstimo rotativo que deve ter aviso prévio( normalmente 72 horas, mas pode variar). É destinado a pessoas jurídicas com limite de credito pré-aprovado, formalizado por contrato ou nota promissória e tem um prazo de 30 a 60 dias. Os juros são normalmente pré-fixados, com amortização mensal, e a garantia é feita por duplicatas entre 120 e 150% do limite concedido. Uma operação de overdraft se consiste num cheque especial porém, possui um aviso prévio antes do saque, consequentemente juros mais baixos em relação ao cheque especial normal.
4. Sempre que se analisa o portfólio das operações de um banco comercial, verifica-se que as operações de crédito que apresentam juros mais baixos cobrados aos clientes são as do chamado “crédito consignado”. Explique porque. O crédito consignado é concedido normalmente a servidores públicos, aposentados e pensionistas onde as empresas contratantes possuem convênios com instituições financeiras que possuam linhas de crédito para esta finalidade. Normalmente as taxas fixadas para este tipo de operação são mais baixas pois o valor é