Mexico
FORMAÇÃO ECONÔMICA, SOCIAL E INDUSTRIAL DO MÉXICO
SÃO PAULO
2013
INTRODUÇÃO
O México é um país em desenvolvimento de renda média. É o decimo maior produtor mundial de petróleo com uma participação mundial de 3.5% e a 14ª economia mundial. A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou recentemente o ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) com dados de 2012. A pesquisa mede a qualidade de vida levando em conta diversos itens em 187 nações. O México se encontra em 61º lugar no ranking com 0,775 pontos.
Devido a sua estabilidade e crescimento macroeconômico, é visto como o terceiro país mais atraente para investimentos pelas principais empresas multinacionais do mundo. Considerado 67º no ranking de crescimento econômico segundo relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI). Do ponto de vista do MRE (Ministério das Relações Exteriores) é o 14º maior importador do mundo e 16º no ranking de exportações, sendo o principal exportador da América Latina. Em 2002, as exportações do país atingiram a marca de 271,4 bilhões de dólares, com importações de 168 bilhões de dólares. Disputa com a China o segundo lugar como país exportador para Estados Unidos.
Devido sua localização geográficas estratégica no norte do continente americano, bem como sua participação no Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA), importantes empresas brasileiras mantêm investimentos no México, pela facilidade de exportar apara os EUA.
Conjuntura econômica atual Depois de período de expansão econômica acelerada na segunda metade da década de 1990, a economia mexicana passa por um período de crescimento bom, a media de crescimento no últimos 3 anos gira em torno de 4,4%, porem em 2012, 50% das exportações mexicanas e 42% das importações do país foram para os Estados Unidos), que experimenta neste início de década marcada desaceleração econômica, a queda das exportações ocorreu devido ao