meus trabalhos
Curso de Capacitação de Jovens
MÓDULO II:
Introdução Básica ao Varejo Supermercadista
Belo Horizonte, Julho de 2013.
1
Varejo Supermercadista: Afinal o que significa?
Varejo (Atividade de venda que é feita diretamente ao consumidor final, para uso pessoal e não comercial).
Atacado (Venda em grande quantidade, geralmente para um outro estabelecimento comercial. Teoricamente, não é feita para o consumidor final).
Como funciona um supermercado?
O “negócio” de um supermercado é efetuar venda de produtos e ter lucro com essa atividade.
De onde vem o lucro do negócio?
Muitos cálculos são feitos até que o valor final de venda de um produto possa ser definido e calculada a margem de lucro de um supermercado.
A concorrência leva os supermercados a definir os seus preços e calcular sua margem de lucro de uma forma muito cuidadosa.
Qualquer erro, desatenção, desperdício ou perda que ocorrer durante o processo da venda, pode comprometer o lucro calculado.
Em um supermercado, todo funcionário é responsável pelo sucesso do negócio! São eles que garantem que as vendas aconteçam da forma como foi planejada.
2
Diferentes tipos de mercados
O que move o setor:
Competitividade, ampliação das redes, busca por melhores condições de negociação com fornecedores, redução dos custos operacionais, através do emprego de tecnologia, melhoria dos procedimentos e métodos de trabalho e contratação de profissionais preparados. o o
Principais tipos de empresas que atuam no segmento:
Bares, mercearias, padarias, mercados, minimercados, super e hipermercados, hortifrúti, lojas de conveniência, sacolão, atacadistas.
Supermercados:
Posicionamento - atendimento às necessidades de consumo geral em alimentos e não alimentos. São lojas "de vizinhança", localizadas em bairros.
Tipo de Mercadoria Comercializada - alimentos e nãoalimentos, nos setores de mercearia, carnes, frios, laticínios e hortifrúti e bazar. Apresentam alto