Meus trabalhos
JULIANA VALNIER SARTORI [1]
RESUMO:
DIANTE DE UM CRESCIMENTO DESENFREADO DA POPULAÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO, TEMOS UM PROBLEMA ENORME PARA SER RESOLVIDO: O ESGOTAMENTO DA NATUREZA, E TONELADAS DE LIXO NÃO-RECICLÁVEL PRODUZIDO DIARIAMENTE. O DESIGNER ESTÁ DIRETAMENTE LIGADO A ESSES PROCESSOS INDUSTRIAIS, E DEVE TER CONSCIÊNCIA DO IMPACTO QUE OS PRODUTOS CRIADOS SEM UM PLANEJAMENTO ECOLÓGICO PODE PROVOCAR NO PLANETA. ESTE ARTIGO FALA UM POUCO SOBRE QUAL O PAPEL SOCIAL DO DESIGNER DENTRO DESTE CONTEXTO, FOCANDO O DESIGN SUSTENTÁVEL. O DESIGNER DEVE VISAR A SUSTENTABILIDADE DO PLANETA EM TODOS OS PROCESSOS DA FABRICAÇÃO DE PRODUTOS, E NÃO EM APENAS UMA ETAPA.
palavras-chave:
DESIGN SUSTENTÁVEL; PAPEL SOCIAL DO DESIGNER; INDUSTRIALIZAÇÃO.
o designer
Mesmo dentro de uma sociedade globalizada, ao primeiro momento não é fácil responder qual é o papel social do designer. Seria muito mais fácil para qualquer cidadão responder qual o papel social de outras profissões mais antigas, tais como o médico, o professor ou ainda o engenheiro.
Mas ao parar e analisar todo o cenário material que nos cerca, pode-se perceber que objetos, embalagens, eletrodomésticos, móveis, automóveis, entre outros, são fabricados a partir do projeto de um ou mais designers. Sem que se perceba, o design está presente em nossas vidas, em praticamente todos os momentos.
Diante de um mercado tão competitivo, com tantas opções e variedade de produtos se renovando a cada dia, como conseguir se destacar e acompanhar as tendências do mercado? É neste momento que entra o designer.
Segundo Kindlen Jr. et al (citado por Luciana Camargo et al), para criar um objeto em condições de competir com os previamente existentes é necessário inovar nos materiais, no design e nos processos de fabricação. Um produto sem algum diferencial provavelmente terá muito menos chance no mercado, do que aqueles que apresentarem. Pois além de terem uma