meus sonhos
Coletiva no Brasil
Unidade I:
0
Unidade: Histórico da Saúde Coletiva no Brasil
Apresentação
A Saúde Coletiva é considerada uma área de atuação que aborda o estado da saúde da população, as tendências gerais do ponto de vista epidemiológico, considerando a demografia, a situação sócio-econômico e cultural. Outra dimensão que devemos compreender são os serviços de saúde e seus níveis de complexidade, no caso podemos exemplificar: posto de saúde, hospital especializados, políticas publica de saúde, assim como a avaliação do processo. As universidades brasileiras a partir da década de 90 desenvolveram disciplinas e campo de estágio em Saúde Coletiva nos diversos cursos da área da saúde, com o intuito de abordar as políticas públicas em saúde de uma maneira mais específica, principalmente focando nas doenças crônicodegenerativas e situações que favorecem a predisposição dessas doenças, que pelo fato de não ter cura, necessita de uma conscientização à população.
Essa conscientização deve abordar os aspectos preventivos, curativos das doenças e os profissionais envolvidos no processo. São exemplos de doenças crônico-degenerativas: hipertensão
arterial,
diabetes,
osteoartrose
e
osteoporose.
Iremos realizar uma pequena viagem pelos aspectos históricos da saúde
saúde praticada no país.
Breve história da Saúde Coletiva no Brasil
Considerando que no período Brasil Colônia, eram “prescritos” por intermédio de um pajé diversos tipos de ervas, cantos e os boticários, posso afirmar que as rotinas mudaram bastante nas políticas publicas de saúde.
Porém alguns hábitos incompatíveis com os padrões éticos das profissões da área de saúde acontecem com freqüência no país.
Unidade: Histórico da Saúde Coletiva no Brasil
coletiva e realizar uma analise dos aspectos atuais das políticas públicas de
1
As duas primeiras escolas de medicina do país foram criadas no inicio do século XIX, com a