Meus artigos
RAQUEL MARTINS DE ARAÚJO
ARTIGO CIENTIFICO:
A IMPORTANCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL; E O PAPEL DO EDUCADOR.
Trabalho da disciplina online de Metodologia Cientifica do curso de Pedagogia da universidade Veiga de Almeida orientada pela profª Marcia Simões.
CABO FRIO
2013
RESUMO
Este trabalho trata de um assunto primordial para a Educação Infantil - A brincadeira como proposta pedagógica. O brincar como ferramenta para o desenvolvimento cognitivo, físico, social, emocional e cultural da criança. O papel do professor como mediador frente às atividades lúdicas, dirigidas ou livres. A pesquisa tem como ponto de partida o brincar como uma necessidade da criança para viver. Os pais em muitas situações não compreendem essa importância e julgam ser apenas passatempo. O papel da escola de promover encontros, palestras com objetivo de passar conhecimento aos pais sobre as etapas do desenvolvimento de uma criança a fim de informar e esclarecer as dúvidas. Escola e família precisam ter um relacionamento de parceria para que a educação aconteça de fato.
"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”
Carlos Drummond de Andrade
INTRODUÇÃO
O brincar na educação infantil realmente é muito importante. E para que vejamos os progressos da educação infantil até hoje. Vejamos um pouco de sua historia:
Antigamente as crianças eram vistas como adultos em miniatura Os pais decidiam o futuro das crianças e, se a família a que pertenciam possuía bens, elas eram educadas para o futuro, recebendo estudos, mas, se suas famílias eram pobres, sua educação era voltada para o trabalho.
Posteriormente, entendeu-se que a criança não é um adulto