meupau
INTRODUÇÃO:
O Gentoo foi inicialmente criado por como a Distribuição Enoch. O seu objetivo era criar uma distribuição que fosse compilada a partir do código fonte, sem pacotes pré-compilados, otimizada para o Hardware, que incluísse apenas os programas necessários e diminuísse o trabalho de manutenção através de scripts. Pelo menos uma versão do Enoch foi distribuída em Dezembro de 1999.
Dada a sua velociade,o Enoch ganhou reputação levando a mudança de nome para Gentoo Linux, sendo Gentoo o nome da espécie de pinguim capaz de nadar mais rápido.
O Gentoo Linux 1.0 foi lançado 31 de março de 2002.
PORTABILIDADE:
O Gentoo foi a primeira distribuição a oferecer um ambiente de computação Linux 64 bits totalmente funcional (Espaço de usuário e núcleo). originalmente desenhado para a arquitetura x86, o Gentoo foi portado para muitas outras e atualmente roda nas arquiteturas x86, x86-64, IA-64, PA-RISC; PowerPC, PowerPC 970, UltraSparc, MIPS, DEC Alpha, System Z/s390, PS3 Microprocessador Cell, ARM e SuperH.
INSTALAÇÃO:
O Gentoo pode ser instalado de várias formas. A mais comum é utilizar o minimal cd do Gentoo com uma tarball do stage 3, que é inclusivamente o método recomendado para utilizadores finais . Como muitas distribuições Linux, ele também pode ser instalado pela maioria dos Live Cds e instalações existentes do Linux.
A instalação do Gentoo pode ser completada seguindo o Gentoo Handbook.Além disso, vários outros métodos de instalação estão listados no Alternative Installation Method HOWTO ;a maioria dos quais está focada em usuários experientes ou usuários incapazes de fazer o processo de boot utilizando o Live Cd do Gentoo.
O GENTOO:
Gentoo Linux é uma distribuição Linux um tanto quanto diferente das demais. Enquanto as outras distros costumam vir completas, com vários programas, aplicativos, e acessórios, o Gentoo Linux necessita que você compile pacote por pacote para instalá-la, de modo que você monte a distribuição apenas