Meu tema
O Renascimento foi um marco na renovação cultural mundial durante os séculos XV e XVI. Um novo mundo começou. A expansão comercial no final da Idade Média fez com que houvesse uma novaforma de agir, pensar e expressar-se. Sábios estudiosos revisaram os valores da antiguidade e juntaram a mais conhecimentos obtidos durante a Idade Média, além da concretização dos Estados nacionaisque antecedeu o desenvolvimento das línguas “nacionais”. Como resultado disso tudo, apareceu uma corrente científica e cultural que modificou totalmente a vida da humanidade. O método experimental, queaté hoje utilizamos, surgiu durante o Renascimento.
A razão, de acordo com o pensamento da renascença, era uma manifestação do espírito humano que colocava o indivíduo mais próximo de Deus. Ao exercer sua capacidade de questionar o mundo, o homem simplesmente dava vazão a um dom concedido por Deus (neoplatonismo). Outro aspecto fundamental das obras renascentistas era o privilégio dado às ações humanas, ou humanismo. Tal característica representava-se na reprodução de situações do cotidiano e na rigorosa reprodução dos traços e formas humanas (naturalismo). Esse aspecto humanista inspirava-se em outro ponto-chave do Renascimento: o elogio às concepções artísticas da Antiguidade Clássica ou Classicismo.
Essa valorização das ações humanas abriu um diálogo com a burguesia que floresceu desde a Baixa Idade Média. Suas ações pelo mundo, a circulação por diferentes espaços e seu ímpeto individualista ganharam atenção dos homens que viveram todo esse processo de transformação privilegiado pelo Renascimento. Ainda é interessante ressaltar que muitos burgueses, ao entusiasmarem-se com as temáticas do Renascimento, financiavam muitos artistas e cientistas surgidos entre os séculos XIV e XVI. Além disso, podemos ainda destacar a busca por prazeres (hedonismo) como outro aspecto fundamental que colocava o individualismo da modernidade em voga.