MEU EU

374 palavras 2 páginas
Abordagem Comportamentalista na Educação

O comportamentalismo ou Behaviorismo foi criado basicamente pelos os pensadores Ivan Pavlov, John B. Watson e Burrhus Frederic Skinner. O comportamentalismo é a vertente mais importante para que a Psicologia se torne uma ciência de fato, ou seja, a Psicologia Cientifica não deve pretender dedicar-se a compreender o ser humano por completo por meio da introspecção e nem conceituar aquilo que não é passível de ser objetivamente apreendido.

O objeto dessa abordagem o comportamento é aqui definida como “é a expressão visível de um organismo, aquilo que pode ser registrado e quantificado”. Cunha em Psicologia da Educação – Rio de Janeiro: DP&A, 2000 cáp. II pp. 44.

2001 pp.

Isso significa que a principal atuação teórica do comportamentalismo está voltada a compreensão dos fatores internos e externos, relacionados como antecedentes e conseqüentes ao comportamento. Exemplificando pode-se aprender por intermédio de um determinado comportamento, estímulos ambientais que aparecem a priori e logicamente os que se sucedem a posteori, comportamentos de natureza igual ou diferente.

A partir dessa seqüência nos cabe ampliar o conceito de comportamento levando em conta as emoções de cada um, portanto, o comportamento é uma resposta do organismo a algo que o impressiona a partir do exterior, os estímulos. A delimitação desses componentes como objeto de estudo deu ao Comportamentalismo e denominação E-R, estímulo-resposta, e tornou-o conhecido por conceber o ser humano como se fosse uma “caixa-preta”, um recipiente lacrado e indevassável sobre cujo interior nada podemos afirmar.

Skinner contribuiu ao comportamentalismo introduzindo a considerar os fenômenos não diretamente observáveis, que ele chamou eventos privados, como comportamentos também – daí a radicalidade dessa corrente, que colocou a perspectiva fundada por Watson elementos até então desprezados.

No tange a educação o comportamentalismo uma concepção muita

Relacionados