Mãos que falam com todos
SOCIAL
David Marcos Emérito de Araújo (UFPI)
Moacir Moreira da Cruz (SEDUCPI)
GT 02 Formação de Professores
Introdução
O presente trabalho situase em mais uma reflexão que pretende enfocar a
Educação Física não apenas como uma disciplina ou atividade, mas também entendêla como uma proposta de caráter educativa e posicionála no âmbito escolar como tal. Entendese, portanto, uma educação comprometida com os alunos, possibilitando assim, atuar no sentido de melhorar, cada vez mais, na realidade em que os mesmos estão inseridos.
A Educação Física, identificada com o trabalho físico, cumpriu e vem realizando ao longo do tempo, um papel secundário no plano cultural..Com uma prática que sofreu influências de várias abordagens, com conteúdos das aulas constituindose basicamente de séries de exercícios mecânicos, repetitivos e exaustivos objetivando o condicionamento físico do corpo e a esportivização , que tornouse elemento da cultura corporal, predominando o exercício ginástico e posteriormente o esporte. Nesta concepção, visualizase as características dos papéis dos atores fundamentais envolvidos nesta atividade: instrutor e aluno. A esse respeito Bracht (1992, p.20) ressalta que a profissão do professor é a de “apresentar os exercícios, dirigir e manter a ordem e a disciplina e ao segundo compete repetir e cumprir a tarefa solicitada do instrutor”.
Posteriormente, as funções do então professorinstrutor e do alunorecruta passa para o de professortreinador e de alunoatleta, onde a socialização do professor é sinalizada pela atividade esportivista e tal comportamento é bastante notório nos dias atuais.
Verificase, entretanto, mesmo com todo o avanço tecnológico na área da
Educação Física e da realização de debates