Metrologia
Os resultados obtidos nessas análises devem ser confiáveis e que garantam os objetivos estabelecidos.
Sendo assim todos os interperes que possam prejudicar o mensuramento devem ser considerados.
Sejam eles:
Método de medição
Mão de obra
Máquina
Meio Ambiente
Mensurando
Sistema de Medição
Outros
Para tais “M” é recomendado que tenhamos alguns cuidados e que sejam seja seguidos algumas normas de Qualidade.
1. Recomendações de Normas de Garantia de Qualidade
ISO 9001: IM deve ser conhecida e compatível com exigências.
É a norma que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização, não significando, necessariamente, conformidade de produto às suas respectivas especificações. O objetivo da ABNT NBR ISO 9001 é lhe prover confiança de que o seu fornecedor poderá fornecer, de forma consistente e repetitiva, bens e serviços de acordo com o que você especificou.
ISO 10012: necessária análise ampla de incertezas.
Esta Norma especifica requisitos genéricos e fornece orientação para a gestão de processos de medição e comprovação metrológica de equipamento de medição usado para dar suporte e demonstrar conformidade com requisitos metrológicos. Ela especifica requisitos de gestão da qualidade de um sistema de gestão de medição que pode ser usado por uma organização que executa medições como parte de um sistema de gestão global, e para assegurar que os requisitos metrológicos são atendidos.
ISO 14253-1: IM deve ser considerada para verificação de conformidade.
Esta norma estabelece as regras para determinar a conformidade ou não-conformidade com uma determinada tolerância para uma característica de uma peça (ou uma população de peças) ou os limites de erros máximos admissíveis para uma característica metrológica de um equipamento de medição, tendo em conta a incerteza de medição.
ISO/TS 16949: define os requisitos de qualidade em geral na