Metrologia
O paquímetro é a ferramenta de medição mais conhecida para a realização de medições rápidas e relativamente exatas. Com esta ferramenta podem ser feitas medições de dimensões internas, externas e de profundidade.
Informações gerais
Por ser um instrumento de precisão, devem ser tomados todos os cuidados para sua preservação, evitando pancadas, colocação de peças sobre o instrumento, queda sobre a bancada de trabalho ou mesmo no chão. Nunca deve-se utilizar os bicos de medição como compasso, riscador, chave inglesa, martelo, etc. É recomendável que o instrumento permaneça em seu estojo quando não estiver sendo utilizado.
Antes e após o uso, deve-se limpar bem o paquímetro para eliminar a sujeira e o pó depositado no instrumento, especialmente nas superfícies de medição e nas superfícies de contato da régua com o cursor.
Nunca se deve forçar o paquímetro ao colocá-lo ou retirá-lo da peça de trabalho, a ser medida. A medição deve ser realizada com uma pressão apropriada e constante entre a peça de trabalho e os pontos de contado do paquímetro. A leitura deve ser feita sem retirar o instrumento da peça de trabalho (o paquímetro deve ser aberto antes de retirá-lo) sempre que possível.
Especificações
O paquímetro é utilizado para fazer medições com rapidez, em peças cujo grau de precisão seja de até 0,02 mm ou 1/128" (polegadas). Para calcular a sensibilidade do paquímetro (em milímetros ou polegadas), divide-se o menor valor da escala fixa (régua) pelo número de divisões da escala móvel
(Vernier ou Nônio).
No sistema métrico, a escala fixa é dividida em intervalos de 1mm, existindo vernier com 10, 20 e 50 divisões. Assim, podemos ter paquímetros com as seguintes características:
• Vernier com 10 divisões, sendo: S = 1 / 10 → S = 0,1mm
• Vernier com 20 divisões, sendo: S = 1 / 20 → S = 0,05mm
• Vernier com 50 divisões, sendo: S = 1 / 50 → S = 0,02mm
No sistema inglês de polegadas fracionárias, a menor fração é 1/16", apresentando a