metrologia
CAMPUS BURITIS
CURSO DE ENGENHARIA MECANICA
RELATÓRIO PRÁTICA LABORATÓRIO METROLOGIA
Belo Horizonte
2012.1
RELATÓRIO PRÁTICA LABORATÓRIO METROLOGIA
Relatório referente à prática realizada no laboratório de Metrologia do Centro Universitário Newton Paiva pelos alunos do 5º período do curso de Engenharia Mecânica.
Área de concentração: Metrologia
Professor: Felipe Tolentino
Belo Horizonte
2012.1
INTRODUÇÃO
Na aula prática 2 nos aprendemos como manusear instrumentos de medições como a régua, trena, paquímetro, micrometro e balança. Vimos que para se ter uma medida satisfatória e necessário que seja atribuída a ela um erro, ao qual a medida esta sujeita. Quando efetuamos uma medida ou várias medidas (nas mesmas condições, de uma mesma grandeza), o valor dessa grandeza deve ser expresso pela relação:
Para os casos onde é realizada uma única medida x é a própria medida e para várias medidas é a média dos valores medidos. O é chamado de desvio para várias medidas, para uma única medida é chamado de incerteza, e tem o valor da metade da menor medida do instrumento.
Existem dois tipos de medidas as direta e as indiretas
As medidas diretas são aquelas obtidas diretamente do instrumento de medida, como por exemplo a medida de um cumprimento usando uma trena.
Medidas indiretas são aquelas obtidas a partir das medidas diretas, com o auxílio de equações. Por exemplo: a área de uma superfície, volume de um corpo ou a vazão de um rio ou canal.
Nessa pratica vimos Nônio ou Vernier é um dispositivo que nos permite efetuar a leitura das frações de unidade, ou seja, das frações da menor divisão de uma régua ou de um arco a que se adapte, e cuja invenção é atribuída a Pierre Vernier e Pedro Nunes.
O nônio ou vernier é constituído por uma pequena regüeta ou limbo circular, dividido em certo