metrologia
AULA 1
Introdução
Tipos de Medidas e Medições
Sistema de Tolerâncias e Ajustes
Exercícios
Introdução
Qual o significado da palavra Metrologia?
METRO = medir LOGIA = estudo
Analisando o significado da palavra, Metrologia é a ciência das medições, e abrange todos os aspectos teóricos e práticos que asseguram a precisão exigida no processo produtivo. A Metrologia procura garantir a qualidade dos produtos e serviços através da calibração de instrumentos de medição, sejam eles analógicos ou digitais, e procura garantir também a qualidade na realização de ensaios.
Sendo assim, a Metrologia é a base fundamental para a competitividade entre empresas. Metrologia também diz respeito ao conhecimento dos pesos e medidas, e dos sistemas de unidades.
Introdução
Qual o conceito de medir?
O conceito de medir está relacionado a ideia de comparação.
Medir é a maneira que encontramos para comparar grandezas de uma mesma espécie.
Em outras palavras, medir é comparar uma dada grandeza com outra de mesma espécie, tomada como unidade.
Introdução
Os primeiros padrões de comprimento que se tem registro são da civilização grega, que definiu o cúbito como sendo a distância do cotovelo até a ponta do indicador, 500 a.C. O cúbito foi posteriormente subdividido em palmo e dígito.
Cúbito = 523 mm
Palmo = 229 mm
Dígito = 19 mm
Problema: as pessoas não possuem o mesmo tamanho, por isso o cúbito variava de uma pessoa para outra!!!
Solução: Para que os padrões fossem todos iguais, passaram a utilizar em suas medições barras de pedras com o mesmo comprimento. Assim, surgiu o cúbito padrão.
Introdução
Com o tempo, as barras passaram a ser construídas de madeira, para facilitar o transporte.
Como a madeira se desgastava rapidamente, foram gravados comprimentos equivalentes a um cúbito padrão nas paredes dos principais templos: possibilidade de conferir a dimensão da sua própria barra. Com o império romano, o