Metrologia
Onde: = Resultado de medição = Resultado base = Incerteza de resultado
Onde o resultado base é dado por:
= Média das medidas
= Erro sistemático
Nota: O erro sistemático é obtido por meio da construção da curva de erro .
A incerteza de resultado é dada por: = Incerteza de resultado
= desvio padrão
= leitura = média das leituras = número de medições
2. Materiais e métodos Nesta seção são apresentados os equipamentos utilizados nos procedimentos de medição realizados, bem como os métodos adotados nos processos de medição.
2.1. Equipamentos
A seguir são listados os equipamentos, devidamente calibrados, utilizados para obtenção das leituras durante o processo de medição.
2.1.1. Paquímetro
Figura 1 – Paquímetro
O paquímetro foi utilizado para a realização de medidas lineares internas, externas e de profundidade das peças. O equipamento consiste em uma régua principal graduada em milímetros, com encosto fixo e um cursor deslizável que indicará com maior precisão o valor medido. Para as medições realizadas foi utilizado o Paquímetro Starret, com incremento de escala (IE) de 0,05mm.
2.1.2. Micrômetro
Figura 2 – Micrômetro
Fez-se utilização, também, de um micrômetro. Justifica-se a escolha deste instrumento uma vez que possui uma maior precisão de medição embora tenha limitações quanto ao tamanho das peças medidas. Para as medições realizadas foi utilizado o Micrômetro com incremento de escala (IE) de 0,01mm.
3. Procedimentos de medição A seguir são apresentados os procedimentos e os resultados de medição das peças selecionadas. Foram medidas duas peças, sendo elas um punção e um corpo de compressor.
3.1. Punção
Figura 3 – Punção
Para o punção as medidas realizadas foram as seguintes:
Ø da base (A);
Largura da base (B);
Comprimento do furo retangular (C);
Largura do furo