Fauvismo - maiores artistas
Pretende-se pintar no estado de graça de uma criança ou de um selvagem. Para eles, as regras acadêmicas limitam a criatividade e diluem a personalidade do artista.
O nome da corrente deve-se a Louis Vauxcelles. Esse chamou alguns artistas de “Les Fauves” (que significa “feras” em português) em uma exposição em 1905, Os princípios desse movimento foram:
Criar, em arte, não possui relação com o intelecto ou sentimentos;
Criar é considerar os impulsos do instinto e das sensações primárias;
Exaltação da cor pura.
Georges Braque: foi um pintor e escultor francês, que fundou o cubismo juntamente com Pablo Picasso. Braque iniciou a sua ligação às cores na empresa de pintura decorativa de seu pai. Em 1906 expôs as suas primeiras obras no estilo de formas simples e de cores puras, no típico formato fauvista. Braque fazia uso de técnicas tradicionais do fauvismo, sem contornos lineares, cores vivas e fortes, pinceladas violentas e temas leves.
André Derain: foi um pintor francês totalmente autodidata, começou a pintar com quinze anos. Se encontrou com Matisse e depois com Vlaminck em 1900, pintaram juntos e desenvolveram suas ideias com a cor em suas obras de arte. A pincelada expontânea,violenta e definitiva revela que Derain conhecia as técnicas do Impressionismo: assim, fez da cor o tema da sua pintura, tornando o cenário quase irrelevante. As obras de derain mostraram uma superfície mais tranquila em relação aos outros fauvistas, graças as cores quentes e harmoniosas usadas por ele.
Othon Friesz: foi um pintor francês, identificado com o Fauvismo. Este pintor foi mesmo pertencente ao grupo fauvista, junto a