Metrologia
O paquímetro é um instrumento usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor. Com um paquímetro podemos medir diversos objetos, tais como: parafusos, porcas, tubos, entre outros. Para realizar tal medição basta aproximar o objeto do bico superior e deslizar o cursor até que a peça fique justa. O paquímetro possui normalmente uma graduação em centímetros e outra em polegadas para que possamos realizar as medições.
Tipos de paquímetros:
* Paquímetro universal: É o paquímetro mais utilizado. Serve para realizar medições internas, externas, de profundidade e de ressaltos.
* Paquímetro universal com relógio: Possui um relógio acoplado ao cursor que facilita a leitura, agilizando a medição.
* Paquímetro com bico móvel (basculante): É muito empregado para medir peças cônicas ou peças com rebaixos de diâmetros diferentes.
* Paquímetro de profundidade: Serve para medir a profundidade de furos não vazados, rasgos, rebaixos, entre outros. Esse paquímetro pode apresentar haste simples ou com gancho.
* Paquímetro duplo: Serve para medir dentes de engrenagens.
* Paquímetro digital: Utilizado para leitura rápida, livre de erro de paralaxe e ideal para controle estatístico.
Micrômetro
Os micrômetros são instrumentos de medição com leitura direta, largamente empregados nas oficinas mecânicas em geral. Sua construção tem por base o princípio do parafuso, que avança ou recua por uma volta completa, uma distância igual ao passo das giletes. Assim sendo, as duas graduações de divisões (do tambor e da graduação longitudinal da bainha) do micrômetro dependem, portanto, do passo da rosca do parafuso interno.
Segundo a espécie do material a medir e segundo a natureza da medição, os micrômetros podem ser de diferentes feitios e dimensões. Existem diversos tipos