Metro de moscou
UniSEB COC
O Metrô de Moscou- Palácio Subterrâneo.
Capital da Rússia, Moscou é a cidade e subdivisão mais populosa do país. É na segunda cidade mais populosa da Europa e sexta do mundo que encontra- se o famoso Metrô de Moscou, considerado uma das mais belas obras do mundo. Por isso suas estações ficaram famosas e acabaram virando um dos pontos turísticos mais visitados da capital.
O engenheiro chefe era Abrão Damsky, pós-graduado no Instituto Superior Técnico Art-Estado, em Moscou. Em 1930, ele era um designer-chefe de Moscou Elektrosvet Factory, mas durante a Segunda Guerra Mundial foi enviado para o Metrostroi, como chefe da loja de iluminação. Damsky reconheceu a importância da eficiência, bem como o potencial para levar como uma forma expressiva. Sua equipe experimentou com diferentes materiais – bronze, na maioria das vezes fundido; alumínio, chapa de latão, aço e vidro de leite – além de métodos para otimizar a tecnologia.
O projeto era conectar Zamoskvorechye com Tverskaya Zastava através do Quadrado Vermelho (exatamente o trajeto da futura Linha de Zamoskvoretskaya a qual abriria entre 1938 e 1943). A construção foi realizada com materiais moscovita, graças à elevação político-cultural, onde destacavam os jovens engenheiros e técnicos do komsomol. Para a realização da obra foram necessárias algumas etapas como: Preparação e início da construção (1931-1932), Lançamento efetivo da construção (1933), Intenso trabalho de construção e montagem em todos os setores subterrâneos e à superfície (1934) e houve mais um período antes da fase de arranque que se deu alguns meses de 1935.
Na primeira etapa alguns trabalhos de prospecção geológica e projetos foram exibidos, mas o primeiro projeto apresentado à Metrostroi – estatal que construiu e administrou a obra – não foi aceito, pois havia trabalhos de modo aberto ou com pequenas galerias que abriam incógnitas sobre o projeto, por isso não