metodos quantitativos
EXERCÍCIOS
(Jorge Pinho de Sousa)
2005 Setembro
PARTE 1 – Exercícios de Teoria da Decisão
1.
O Sr. Silva, dono de uma loja de artigos desportivos, tem de decidir, antecipadamente, quantos pares de um dado tipo de ténis vai encomendar para a próxima estação. Deste artigo só pode encomendar em lotes de 100 unidades.
Se encomendar 100, o custo do par é de 10 euros; se encomendar 200, este custo é de 9 euros; e se encomendar 300 ou mais pares, o custo unitário é de 8.50 euros.
O preço de venda é de 12 euros, mas se sobrarem ténis no fim da estação, estes poderão ser vendidos em saldo, por metade do preço.
Admita que os cenários possíveis para a procura deste artigo possam ser correctamente representados por 100, 150 ou 200 unidades.
É claro que o Sr. Silva não poderá vender artigos que não tenha em stock, mas se a procura exceder a oferta, por cada par não vendido, deverá considerar-se um “custo” de não satisfação do cliente, de 0.50 euros por unidade.
Sem mais informação, que decisão deverá tomar o Sr. Silva? (analise diferentes possibilidades, e critique as sugestões que apresentar, com base nas suas limitações)
Suponha agora que o Sr. Silva obteve informações que lhe permitem estimar, para as diferentes possibilidades de procura, as seguintes probabilidades de ocorrência: P(procura=100) = 0.50;
P(procura=150) = 0.30; P(procura=200) = 0.20.
Com esta informação, que decisão tomar?
FEUP – SAD
EXERCÍCIOS Set 2005
Jorge Pinho de Sousa
2.
A Piz-Azul e a Verde-Pizza são dois restaurantes concorrentes que têm de determinar o preço de venda de cada pizza.
A Piz-Azul acredita que o preço de venda da Verde-Pizza poderá ser de 6, 8 ou 10 euros.
Se a Piz-Azul levar um um preço p1 e a Verde-Pizza levar um preço p2, a Piz-Azul venderá um número de pizzas igual a 100 + 25(p2-p1).
Para a Piz-Azul, o custo de fabrico de uma pizza é de 4 euros, considerando-se a possibilidade de vender as