Metodos quantitativos 5
Resposta
Resposta Selecionada: c.
Não seria necessário se ter uma tabela de distribuição de frequências com mais de um intervalo de classe.
Resposta Correta: a.
Na tabela de distribuição de frequências, o valor da coluna das frequências relativas acumuladas na última linha seria diferente de 100%.
Feedback da resposta:
De fato, o estudo feito poderia ser apresentado em uma tabela de frequências com mais de um intervalo de classes, considerando-se a padronização de apresentação em relação a outros estudos, mas não seria NECESSÁRIO mais que um intervalo de classe para apresentar o resultado desta amostra. Como os valores observados foram todos iguais, a amplitude total da amostra seria ZERO e só apareceriam valores absolutos em uma única linha, pelo que as colunas de valores absolutos e acumulados nesta linha seriam iguais, assim como nas linhas anteriores. Mas o valor da coluna de frequências relativas acumuladas na última linha de qualquer tabela de distribuição de frequências é sempre 100%.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos Correta
Ao se fazer um levantamento de distribuição de idades e de faixas de renda familiar dentro de um mesmo grupo de alunos de uma universidade, se pode afirmar que o número intervalos de classes:
Resposta
Resposta Selecionada: d.
Não varia.
Resposta Correta: d.
Não varia.
Feedback da resposta:
O número de intervalos de classe é dado pela fórmula de Sturges que tem como parâmetro o tamanho da amostra. Como a amostra é a mesma, a quantidade de intervalos não deve variar.
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos Correta
A tabela de distribuição de frequências é a mais importante da estatística descritiva. Ao se definir o intervalo de classes nesta tabela – de tal forma a incluir