Metodos perspectivos
Observa-se, em projeções por perspectiva, que o objeto é representado como aparece aos nossos olhos. Entretanto nenhuma medida de qualquer uma de suas partes pode ser feita pelas linhas, pois elas não descrevem a medida exata do mesmo. Com o intuito de elaborar um sistema representativo de objetos, peças e partes de peças em perspectiva, de tal forma que suas linhas principais pudessem ser diretamente medidas, foram desenvolvidos vários tipos de perspectiva, sendo elas:
i) Axonométricas
Este tipo de método perspectivo é a projeção ortográfica onde se utiliza um plano, sendo o objeto desenhado de modo a mostrar apenas três faces. Existe um número muito grande de posições axonométricas, dependendo do ângulo nos quais o desenho é feito. Entretanto, apenas algumas posições são usadas para desenho resultando em três sub grupos do método axonométrico, sendo eles:
a) Trimétrico: Quando o desenho do objeto real está em uma posição onde os três eixos isométricos sofrem reduções desiguais. A distorção fica reduzida, e este efeito pode ser reduzido em algumas posições. É um método raramente usado, exceto quando feito por projeção ortográfica.
b) Dimétrico: Quando o desenho do objeto real está em uma posição onde duas de suas arestas apresentam reduções iguais. Considera-se perspectiva dimétrica simples aqueles desenhos cujas razões entre os eixos isométricos são 1:1:½. Nesta posição, as tangentes dos ângulos são 1/8 e 7/8 e os ângulos são de aproximadamente 7° e 41°.
c) Isométrico: Quando o desenho do objeto real está em uma posição onde a redução dos eixos isométricos é igual. Este método axonométrico será detalhado posteriormente. A figura 10 mostra as diferenças entre os três métodos axonométricos.
[pic] Figura 10 – Representação esquemática dos métodos axonométricos.
ii) Oblíqua
É um método que apresenta semelhanças