TEORIA MATEMÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO
A Teoria Matemática da Administração iniciou-se no campo militar em 1915 com a contribuição de matemáticos, físicos e cientistas através de estudos que inicialmente estavam direcionado para maior rapidez e qualidade das decisões a serem tomadas pelas Forças Armadas, e depois também foi usada pelas as organizações em geral. Sua consolidação ocorreu apenas 24 anos, depois do início dos estudos, em 1939 foi estabelecido como um instrumento sólido e lógico para auxiliar no momento da decisão.
ALGUNS IDEALIZADORES E SUAS CONTRIBUIÇÕES
O precursor dos estudos dessa teoria foi o americano F. W. Loucence (1915) com estudos das operações militares sob o contexto quantitativo, logo após vemos Thomas. A. Edson (1917) com contribuição e Franck J.Spraque nas analise do processo de decisão na guerra antissubimarina . Considerado como o principal projetista da Teoria Matemática é Patrick Maynard Stuart Blackett (1897- 1974) com o primeiro estudioso e pesquisador que foi relacionado com o surgimento Físico e professor universitário e oficial das Forças armadas e também membro da Sociedade Real Inglesa. Brackett ganhou em 1948 o prêmio Nobel de Física e foi o primeiro a divulgar a pesquisa operacional em seus livros “Cientista no nível operacional” em 1941 e “Notas de acertos aspectos da metodologia de pesquisa operacional” em 1945.
PROCESSO DECISIONAL
A teoria matemática tem como foco a tomada de decisão que antecede a ação, o processo da decisão é a sequência de etapas que formam uma decisão. Segundo Chiavenato (1936) “ A tomada itálica de decisão pode ser estudada sob duas perspectivo: os do processo itálico e a do problema itálico.
Perspectivo do processo: é uma perspectiva muito genérica e concentra-se nas etapas da tomada de decisão, isto é no processo decisório, como uma sequência de atividades. O objetivo da Administração dentro desta perspectiva, é selecionar a melhor alternativa no