Metodos Estatisticos
Seus fundamentos matemáticos foram postos no século XVII com o desenvolvimento da teoria das probabilidades por Pascal e Fermat, que surgiu com o estudo dos jogos de azar. O método dos mínimos quadrados foi descrito pela primeira vez por Carl Friedrich Gauss cerca de 1794. O uso de computadores modernos tem permitido a computação de dados estatísticos em larga escala e também tornaram possível novos métodos antes impraticáveis. Conceitos
• População Maior conjunto tomado como referência na observação de um fenômeno, pode ser finita ou infinita, concreta ou abstrata.
• Amostra
Subconjunto não-vazio de uma população , excetuando-se a própria população , seu uso gera economia e rapidez dos resultados e deve ser representativa da população.
• Amostragem Técnica para escolher amostras que garanta o acaso na escolha, ou seja, qualquer elemento da população tem a mesma probabilidade de ser escolhida, uma boa técnica de amostragem garante representatividade da amostra.
• Tipos de amostragem:
– Amostragem casual ou aleatória: Técnica de amostragem onde cada elemento da população tem a mesma probabilidade de ser incluído na amostra (Ex: sorteios)
– Amostragem proporcional estratificada: Quando a população é dividida em estratos e a amostragem é proporcional a eles, Ex: Uma amostra de 10% de alunos em uma classe de 40 homens e 60 mulheres, consistirá na escolha aleatória de 4 homens e 6 mulheres.
– Amostragem sistemática: Quando os elementos da população já estão ordenados, faz-se uma amostragem sistemática, Ex: Para se obter