Metodos de ordenação
- Desenvolver tópicos referentes à percepção e reflexão critica sobre os principais problemas relativos ao desenvolver um programa.
- Investigar e analisar os fatores principais para a criação de uma linguagem orientada a objetos.
- Desenvolver nos futuros profissionais a capacidade de raciocínio correto e a consciência crítica que permita a compreensão da realidade de seu saber, inserido num contexto mais amplo.
- Formar profissionais capazes de perceber valores fundamentais indispensáveis à sua orientação, com capacidade de lidar com trabalho em equipe e uma melhor organização ao desenvolver um projeto.
Introdução
Em vários momentos do dia a dia, o homem depara-se com a necessidade de consultar dados ordenados. Como exemplo, pode-se citar uma lista telefônica. Imagine como seria consultar o telefone de uma pessoa se os nomes não estivessem classificados em ordem alfabética. Por isso uma das atividades mais utilizada na computação é a ordenação.
As ordens mais utilizadas são as numéricas e lexicográficas.
Existem diversos algoritmos para ordenação interna. No presente trabalho será apresentada a implementação e os testes de sete destes métodos.
- BubbleSort
- InsertSort
- SelectSort
- ShellSort
- QuickSort
- MergeSort
- HeapSort
Os testes foram realizados com vetores de strings com diferentes tamanhos (10000 até 131500) e tipos (ordenados em ordem alfabética).
Como medida para a comparação entre os métodos foi colhida durante cada teste:
1. Contagem do tempo gasto durante a execução do algoritmo.
1. Métodos de Ordenação
Ordenar corresponde ao processo de rearranjar um conjunto de objetos em ordem ascendente ou descendente. O objetivo principal da ordenação é facilitar a recuperação posterior de itens do conjunto ordenado. A atividade de colocar as coisas em ordem está presente na maioria das aplicações em que os objetos armazenados têm de ser pesquisados e recuperados.