metodos contraceptivos
Os mecanismos para se evitar a fecundação são denominados métodos contraceptivos ou anticoncepcionais. Quando se pretende evitar a gravidez, pensa-se em métodos reversíveis e métodos irreversíveis.
Reversíveis: È o método que só evita a gestação enquanto estiver sendo utilizado, mas permite o retorno a fecundação quando se deixa de adotá-lo; Irreversíveis: E o método que, uma vez utilizado, faz cessar definitivamente a capacidade reprodutora.
*Coito Interrompido: Se o homem controlar o momento da ejaculação, ele pode retirar o pênis da vagina antes de ejacular. Através desse procedimento, ele pode evitar uma futura gravidez. Porem há dois riscos: primeiro, pode ser que o homem não consiga fazê-lo a tempo; segundo, antes da ejaculação pode ocorrer liberação de pequenas quantidades de fluido seminal e há indícios de que essas pequenas quantidades já contenham espermatozóides.
*Abstinência Periódica ou Método do Ritmo: A mulheres que podem identificar a época de sua ovulação, assim, adotar métodos para evitara gravidez‘tabelinha ’.
O período fértil, em mulheres de ciclos regulares de 28 dias, pode ser detectado com o auxilio de uma tabela. Ela se baseia na ovulação, que ocorre 14 dias antes da próxima menstruação. Esse período vai de 5 dias antes da ovulação ate 5 dias após essa data.
*Camisinha ou Condom: A camisinha atua como uma “luva” que se veste no pênis ereto e que serve para reter a ejaculação. Ela deve ser colocada antes da penetração do penes, recobrindo totalmente. É importante deixar uma pequena folga sem ar na extremidade da casinha. Após a ejaculação, o pênis deve ser retirado do corpo feminino enquanto ainda estiver ereto.
Também é muito usada para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, já que não há contato direto entre o pênis e a vagina.
*Camisinha Feminina ou Femidom: Trata-se de um dispositivo feito de polipropileno (menos alergênico que o látex dos