Resenha Martins
Caroline Dias Fonseca ¹ O texto de José do Prado Martins, nos esclarece o modo como fazer a organização pedagógica dentro dos padrões administrativos convencionais ou por meios da gestão educacional, sendo assim esclarece a diferença entre a administração e gestão e suas funções.
Palavras-chave: Gestão, administração, unidade escolar, pedagógico.
O presente artigo tem como objetivo fazer com que o gestor compreenda a necessidade de conhecer a realidade da escola para fazer a organização dos aspectos burocráticos e pedagógicos. Essa organização pode ser feitas por dois modos: Administração convencional ou por meio da Gestão. Com isso há uma necessidade de diferenciar a Gestão da Administração. A administração é o processo racional de organização, onde há o comando e o controle, se tornando excessivamente burocrática e controladora, valorizando a disciplina e a uniformidade e incorpora práticas de programas empresariais buscando qualidade total naquilo que se emprega. Na administração o funcionário deve sempre estar disposto a aceitar os modelos estabelecidos e agir de acordo com a empresa, cabendo a cada um somente executa as regras estabelecidas, tendo a técnica como elemento fundamental para a melhoria do trabalho. A Gestão está associada ao fortalecimento da idéia de democratização do processo pedagógico, que tem a necessidade da participação de todos nas decisões em sua efetivação.
¹Aluna do curso de Pedagogia da Universidade do Grande Rio, turno noite, Duque de Caxias.
Para Gestão é fundamental que haja uma integração de todos os envolvidos e que haja uma participação efetiva no processo de determinação dos destinos do estabelecimento de ensino e em seu projeto político pedagógico, entendimento da organização como uma entidade dinâmica. O gestor da unidade escolar tem algumas funções e atividades a serem realizadas, como: O regimento escolar, proposta pedagógica, planejamento participativo e o