Metodologias
NÚCLEO DE DISCIPLINAS COMPLEMENTARES – NDC
CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
METODOLOGIA DO PROJETO DE PESQUISA
Sobral, 2011
IMPACTO DA ATIVIDADE FISICA E ESPORTE SOBRE O CRESCIMENTO E PUBERDADE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
Atividade nº 08, válida como nota parcial da disciplina Metodologia do Trabalho Cientifico do curso Bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.
Professor:
Sobral, 2011
Metodologia
Artigos científicos publicados nos últimos 20 anos abordando a associação de esportes e atividade física ao crescimento e ao desenvolvimento de crianças e adolescentes foram pesquisados através dos bancos de dados Medline/PubMed e Lilacs/Bireme. Na pesquisa bibliográfica foram utilizados os seguintes unitermos em várias combinações: “sports”, “exercice”, “athlete”, “child”, “adolescent” e “bone mineralization”.
A pesquisa bibliográfica incluiu consensos, editoriais, estudos de corte, estudos transversais, de revisão, casos-controle e ensaios clínicos escritos nas línguas inglesa, portuguesa ou espanhola. Os artigos foram inicialmente selecionados por meio de seus títulos e resumos. O desfecho desejado era o impacto de atividades físicas e esportes sobre o crescimento, desenvolvimento e mineralização óssea de crianças e adolescentes. Após a leitura do resumo, os artigos selecionados foram obtidos através do Portal de Periódico da Capes ou nas Bibliotecas da Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Hospital São Rafael. Os artigos não obtidos por essas fontes foram solicitados à Bireme. Foram excluídos da revisão estudos não relacionados à faixa etária pediátrica ou a adolescentes, não escritos nos idiomas selecionados, artigos sem resumo ou cujo título não estivesse relacionado aos objetivos da revisão. De um total de 252 artigos, 48 preencheram os critérios de inclusão.
Referencias: