Metodologias de desenvolvimento de software
“Um processo de desenvolvimento de software é um conjunto de atividades, parcialmente ordenadas, com a finalidade de obter um produto de software. É estudado dentro da área de Engenharia de Software, sendo considerado um dos principais mecanismos para se obter software de qualidade e cumprir corretamente os contratos de desenvolvimento.”(Wikipédia)
1. Motivação para utilizar Metodologias e Modelos
A Motivação para utilizar metodologias de desenvolvimento de software passa por lidar com a complexidade do projecto, documentar para quem vier pegar no projecto saiba o que foi e como está feito, aumentar a qualidade do produto final, diminuir prazos, diminuir riscos, controlar custos. Com isto tudo temos um produto final sem erros e um cliente satisfeito.
2. Conceitos Genéricos e Fundamentais
2.1. Modelação
“Projectos de software sem sucesso, falham das maneiras mais diversas, mas os projectos de sucesso são parecidos de muitas maneiras.” A utilização da modelação é o comum dos factores que contribuem para o sucesso das empresas, genericamente é bem aceite e utilizada por todas as industrias e ciências. Podemos dizer que a modelação está dividida em várias fases sendo elas: Análise (Tornar o analista num perito no domínio do negócio) o Descoberta (Escutar e Observar) o Refinamento (Interrogar e Clarificar) o Modelação (Sugerir e Verificar) Especificação (Especificação de requisitos que comunica ao Desenhador/Projectista, de forma clara as funcionalidades do sistema) Desenho ( Documento de Desenho/Projecto que comunica ao programador o desenho do sistema) Implementação (Fase em que o código e a documentação ficam prostos para testes) Teste e integração (Código testatdo no local a funcionar correctamente) Manutenção Luís Pereira – Nº9985 Pág. 1 de 4
3. Categorias das Metodologias e Exemplos
3.1.
Heavyweight
Tradicional Planeamento Explicito Documentação detalhada Muito desenho Ênfase