Metodologia
Podemos definir função como o apontamento da intenção principal de um texto de acordo com a intenção do emissor do texto.
2) Quantas são e quais são as funções da linguagem?
Há, portanto, seis funções da linguagem:
a) função emotiva ou expressiva
É centrada no emissor ("eu").
É localizada naquele tipo de mensagem que implica uma expressão direta das emoções e atitudes interiores de quem fala. A mensagem não vale pelo conteúdo intelectual que veicula, mas sim pela sua carga emocional.
É um texto subjetivo, pessoal; o destaque dado ao emissor é reforçado pelos verbos e pronomes em primeira pessoa.
b) função fática
É centrada no canal de comunicação.
A mensagem fática exige de seus receptores tão-somente uma participação na mesma situação social em que se encontra o emissor. Seu sentido predominante é o de criar solidariedade, o de estabelecer e manter funcionando os vínculos sociais que nos ligam em grupos. Baseia-se na abertura, manutenção e fechamento do canal, ou seja, do espaço físico existente entre o "eu" e o "tu".
c) função conativa ou apelativa
É centrada no receptor ("tu").
A mensagem visa a influenciar o comportamento do destinatário do texto.
d) função referencial
É centrada no contexto de comunicação.
Quando a mensagem é situada num referente (elemento de mundo), um "designatum" (aquilo em que um indivíduo pensa e não, necessariamente, um ´objeto´ da realidade física, mas um conceito, como: sereia, amor, etc.) ou na terceira pessoa do discurso (de quem se fala - "ele").
e) função poética
A mensagem (texto) é centrada na própria mensagem.
A mensagem se volta para si mesma para provocar uma reação pelo que é e não por aquilo que serve. Em outras palavras, o texto poético normalmente privilegia a forma em detrimento do conteúdo (significado/abstrato) que deseja expressar.
f) função metalinguística
É centrada no código.
A mensagem é utilizada para explicar, informar sobre a