Metodologia
Pós-graduação Lato Sensu em Contabilidade Gerencial e Administração Financeira
Métodos e técnicas de pesquisa
Docente: Miguel Vergara
Discente: Paola Heine Bathomarco
Trabalho Final da disciplina
Assunto: Ferramentas de redução de custo
Tipo de artigo: argumentativo – Será feita uma pesquisa para comprovar o que tem sido observado na vivencia profissional.
Título: O pouco uso da Teoria das Restrições nas indústrias do sul da Bahia como ferramenta de redução de custo.
Objetivo do artigo: Verificar quantas empresas, no sul da Bahia, usam a Teoria das restrições como ferramenta de redução de custos e quais os motivos do uso restrito da referida ferramenta. Além de verificar se as empresas que fazem uso, tem desempenho superior as demais.
Justificativa: Tem-se observado que apesar de existirem muitas ferramentas modernas de redução de custo, estas têm sido pouco usadas na prática. Além de pouco usadas nas indústrias brasileiras, e especificamente nas indústrias do sul da Bahia, existe uma falta de conhecimento sobre o assunto por parte dos profissionais da classe contábil nessa região. Ainda existem muitas dúvidas a serem investigadas sobre o uso dessa e de outras ferramentas modernas gerenciais de custo (Kaisen, Just in time, Transfer Price, Seis Sigma como exemplo). Pouco foi pesquisado sobre o assunto e as teses escritas de temática semelhante sugerem continuidade da pesquisa.
Problema concreto e possível solução: O falta de conhecimento ou oportunidade de implantação de ferramentas modernas de redução de custo prejudica as empresas da região do sul da Bahia em se tornarem competitivas no mercado globalizado.
Estratégias metodogia/método e procedimento de analises: através de pesquisa realizada e posteriormente analise estatística dos dados das empresas da região, será avaliado o uso das ferramentas e se o desempenho das que usam é superior às demais.
Dados a serem usados: Os dados usados serão os coletados na