METODOLOGIA
Metodologia Treinamento Vivencial é crescente e possui uma abordagem diferenciada na RAZÃO HUMANA.
Histórico no Brasil:
No Plano Collor em 1990 as perspectivas dos empresários eram desmotivadoras e infelizmente muitas empresas “fecharam as portas”. Foi nesta época que surgiu a metodologia experiencial no Brasil, também conhecida como Treinamento Vivencial, Outdoor Training e (TEAL), a qual foi aderida gradativamente pelas grandes empresas. Devido aos ótimos resultados em uma década, a metodologia já estava consolidada e inclusa como importante ferramenta de T&D/RH.
Modelo Andragógico que explora as experiências dos participantes.
Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV).
Linguagem multidisciplinar alinhada às necessidades da empresa, com abordagem emocional, cognitiva, PNL, aprendizado experiencial e foco nas situações das organizações e da vida.
A estrutura do programa é desenvolvida através de:
Diagnóstico: Reunião de briefing com gestor(es) responsável(eis) para adequação do conteúdo programático, definições das atividades/dinâmicas x analogias, que serão alinhadas às necessidades da empresa e resultados esperados.
Conteúdo de abertura: O Programa é conduzido pelo Consultor responsável pela customização do mesmo que abordará os objetivos.
Aplicação das Dinâmicas Indoor e ou Atividades Vivenciais ao Ar Livre: Consultor(es) e/ou Facilitador(es) especializado(s) na metodologia experiencial e organizacional, sendo um profissional conduzindo cada equipe de aproximadamente 25 pessoas.
Debriefing: Após cada vivência há reflexões conceituais, analógicas e de resultados. É o momento da consolidação dos links com os objetivos almejados, que são fundamentais na aplicação da metodologia experiencial.
Plenária de fechamento: Realizada pelo Consultor junto a equipe para as conclusões gerais e aplicabilidades do treinamento, a partir das competências e resultados esperados.
Pós treinamento: Devolutiva com o gestor responsável e área