metodologia
PROJETO DE DIPLOMAÇÃO II
METODOLOGIA
RECIFE, SETEMBRO 2014
METODOLOGIA
O presente trabalho procurou atender seus objetivos por via de pesquisas bibliográficas, livros, artigos científicos e aprofundamentos teóricos, baseados em (Magda Soares, Emília Ferreiro, Paulo Freire, Isabel Solé, e Teberosks), através de atividades de diferentes textos e diferentes circunstâncias de comunicação.
Diante disto a observação de vivências e práticas docentes será realizada em três turmas do 3º ano da Educação Básica, totalizando 70 alunos. Faremos pesquisa de campo, que será fundamental para coleta e análise de dados, tornando a pesquisa qualitativa.
A proposta está embasada numa abordagem qualitativa, referendada por uma pesquisa de cunho bibliográfico para fundamentar teoricamente o processo de alfabetização e letramento.
A escola campo está inserida numa comunidade carente, onde a oferta de serviço básico é precária, em sua maioria, os educando são beneficiários de programas sociais do governo federal. Os sujeitos da pesquisa serão os alunos do terceiro ano A, B e C e suas respectivas professoras.
Na coleta de dados será aplicado um questionário com as duas educadoras, com vistas ao obtenção de dados precisos pertinentes ao objeto de estudo e assim compreender como se dar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes do terceiro ano do ensino fundamental para a aquisição de leitura e escrita.
METODOLOGIA
A referida proposta está embasada numa abordagem quantiqualitativa. Referendada por uma pesquisa de cunho bibliográfico para fundamentar teoricamente o processo de alfabetização e letramento e na pesquisa empírica para levantamento de dados e conhecimento do campo de pesquisa, que foi realizada na Unidade Escolar Municipal Ruy Frazão Soares da rede pública municipal de ensino de Caxias-MA, localizada num bairro de periferia, chamado Refinaria. Analisando o entorno da Escola, constata-se a existência de ruas sem esgoto,