Metodologia
No campo da engenharia existem varias áreas subdivididas e uma delas é na área da construção civil. A Engenharia Civil requer um estudo de 5 anos para formação adquirindo assim o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Depois do CREA adquirido, terá condições de gerenciar uma obra civil.
No Brasil o número de profissionais voltados para engenharia civil é muito pouco para tanta demanda. As obras estão aumentando e hoje não temos engenheiros suficientes. Antigamente os alunos não se interessavam por essa área pois não era uma área que se pagava bem e agora que a área esta sendo mais valorizada, os alunos estão começando a estudar,ou seja,com previsão de formação daqui 5 anos.O Brasil com a copa do mundo 2014 e as olimpíadas 2016 estão precisando com urgência desses profissionais, pois esses dois é um dos principais motivos das obras que estamos tendo, com isso está sendo necessário a contratação de engenheiros do exterior.
Levando em consideração o grau de dificuldade que exige no curso, é um curso bastante puxado voltado para área de exatas,pesquisa mostra que 80% dos alunos são reprovados em calculo 2. Sem contar a falta de tempo, pois muitos alem de estudar, muitos trabalham,faltando tempo para dedicação, na maioria das instituições o valor do curso é elevado tendo assim um numero de desistente por não ter condição de se manter na faculdade.
Hoje o problema está menor em relação os anos anteriores, com aumento de obras os estudantes de engenharia estão tendo mais oportunidade no mercado, as empresas notaram esse aumento e estão dando oportunidade de estágio.
O governo atual disponibiliza bolsa de estudo para alunos que cursaram o ensino médio em escolas publicas, tais como ENEM,PROUNI,EDUCA MAIS BRASIL,FIES entre outros. Com isso o mercado está crescendo e está suprindo as demandas que há no Brasil.