metodologia
A escrita infantil.
Resumo
Campinas – SP 2014
Sociedade Educacional FlemingCurso de Pedagogia
Trabalho solicitado pela Disciplina Metodologia da Alfabetização, no curso de Pedagogia do Grupo Educacional sob orientação da Professora.
3ºBCampinas - SPSetembro / 2014
A tomada de consciência da criança que aprende.
O texto relata a dificuldade que muitas crianças enfrentam durante o processo da escrita e como elas progridem.
Com o desenvolver da escrita as crianças criam suas próprias saídas, começam a compreender como se formam as palavras até começarem a associar palavras a nomes próprios e até mesmo a outras palavras similares, que possuem o mesmo som.
O reparar e observar a forma como seus amigos escrevem se torna uma maneira de verificar se seu ponto de vista quanto a escrita esta certo ou não.
O acompanhamento dessa criança desde o inicio da utilização é muito importante para acompanhar o desenvolvimento e sua progressão.
A criança assemelha a escrita a fala e a memorização das letras em placas, inicialmente onde só consegue ouvir a letra com o som mais forte.
Alguns professores não têm a noção de como não se aprofundam no conteúdo de inicio da escrita, não tem interesse no porque as crianças inicialmente escrevem errado e o que elas pensam que estão escrevendo.
Ensinam, mas não compreendem o avanço da escrita, tentam mudar as repostas das crianças e sua forma de expressar, mas não procuram entender o porquê da escrita e do raciocínio.
O texto relata que conforme a criança se aprofunda e começa a entender a escrita ela assemelha uma palavra à outra e começa a mudar as letras conforme se encaixam melhor na palavra.
No exemplo de Michele ela é tão pequena e consegue ensinar os outros como faz para descobrir a letra para completar a palavra.
É importante que o professor entenda todos os passos do aprendizado quanto a escrita.
Com o passar do tempo a criança compreende que a escrita está relacionada à fala e que é