metodologia
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
HISTORIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
ETAPA 1
Memória da educação escolar no Brasil contemporâneo
“A preservação da memória histórica, a reconstituição do passado e o relato dos acontecimentos não são sempre idênticos em todos os tempos e em todos os lugares.”
O presente nos escraviza no sentido de observarmos somente o que está em nossa volta na realidade do “aqui e agora”. Desta forma existe uma grande resistência de voltarmos o nosso olhar para trás e tornarmos possível um projeto mais amplo do futuro. Isso porque pouca importância é reservada à preservação da memória.
A destruição do passado, ou melhor, dos mecanismos sociais que vinculam nossa experiência pessoal à de gerações passadas, é um dos fenômenos mais característicos e tristes do final do século XX. Quase todos os jovens de hoje, crescem numa espécie de presente contínuo, sem qualquer relação orgânica com o passado público, da época em que vivem.
O pensamento neste sentido, fica restrito e único, já que, nos distancia de nossa vivência do passado. Quando interpretamos os antigos tratados filosóficos ou pedagógicos, observamos que as reflexões que surgem são frutos de reelaborações de ideias muito discutidas anteriormente, respeitando-se seu tempo e espaço.
Daí a importância de recompor um vínculo entre o hoje e o amanhã; entre a memória coletiva e a realidade concreta, entre o discurso moral portador de princípios, valores e sinais de identidade e a apropriação subjetiva dessas tradições em nossas vidas cotidianas inconstantes e passageiras.
Desta forma, estamos sempre repensando, reorganizando e reinventando novas formas de vida e de pensamento a partir do que já é conhecido. Em outras palavras, somos essencialmente memória e esta é a nossa fonte maior de conhecimento.
Vivemos em um tempo e espaço muito bem delimitados. O que significa dizer que somos seres históricos. Nossas ações, movimentos e