Metodologia
Instituto de Física
Física 2 Experimental para Química
Experimento 1 – Uso de medidores elétricos
Brasília, 19 de março de 2014.
Introdução
Um circuito elétrico é a ligação de elementos elétricos, de modo que formem pelo menos um caminho fechado para a corrente elétrica. São conjuntos formados por um gerador elétrico, um condutor em circuito fechado e um elemento capaz de utilizar a energia produzida pelo gerador.
Uma fonte de força eletromotriz é um dispositivo que supre energia para manter uma diferença de potencial entre seus terminais de saída. Para calcularmos essa diferença de potencial entre dois pontos quaisquer num circuito, é necessário realizar a soma algébrica das variações de potencial encontradas quando percorremos este de um ponto a outro, ao longo de qualquer caminho. A energia líquida total fornecida por uma fonte de fem deve ser equilibrada pela energia dissipada ou armazenada no circuito. Se uma fonte eletromotriz for atravessada no mesmo sentido de sua fem, a variação do potencial será igual a +e, e se atravessada no sentido contrário será igual a –e.
Em 1845, Gustav Kirchhoff contribuiu muito com seus estudos no campo da eletricidade, sendo o autor de duas leis fundamentais da teoria clássica dos circuitos elétricos, sendo estas as leis dos nós e das malhas, leis que se aplicam aos circuitos elétricos conhecidas como as Leis de Kirchhoff.
Lei das Correntes ou Lei dos Nós: A soma de todas as correntes que entram num nó é igual à soma de todas as correntes que saem do nó.
Lei das Tensões ou Lei das Malhas: A soma de todas as tensões geradas menos a soma de todas as tensões consumidas numa malha é igual à zero.
Um circuito de corrente contínua, ou circuito c.c., é um circuito em que todas as fontes de tensão têm força eletromotrizconstante e todas as resistências são constantes.
Um circuito de corrente alternada, ou circuito c.a., é um circuito em que a corrente elétrica