Metodologia
A pesquisa foi dividida em duas etapas, primeiramente foi apresentada uma abordagem teórica, baseada em argumentos publicados por especialistas e acessíveis ao público em geral, como livros, revistas, jornais e redes eletrônicas. Posteriormente foi feita uma coleta de dados através de questionários estruturados, que abrangeram os 28 funcionários da empresa Y.
Quanto aos objetivos da pesquisa, o delineamento enquadrou-se na pesquisa descritiva, pois de acordo com Andrade (2002) ela se destaca por preocupar-se em observar, registrar, analisar, classificar e interpretar os fatos.
Quanto aos procedimentos, o artigo será conduzido através de:
. Estudo de Caso – de acordo com Gil (1999, p.73) o estudo de caso é caracterizado pelo estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de forma que permita os conhecimentos detalhados;
. Entrevista estruturada – com perguntas predeterminadas permitindo a comparabilidade das respostas;
. Pesquisa Bibliográfica - serão recolhidas informações prévias acerca do tema determinado.
• Apresentação da Empresa
A pesquisa foi realizada em uma empresa familiar Y, que atua no comercio varejista de mercadorias em geral. Suas atividades tiveram inicio no ano de 1990, na então matriz que esta localizada na cidade de Pouso Alegre, onde se concentra todas as decisões tomadas. Em 2008 deu se inicio em sua filial que esta localizada na cidade de Silvianópolis, onde foi feito o estudo de caso.
No total a empresa conta com o apoio de 30 funcionários, sendo 2 gerentes que são membros da família e 28 subordinados, em sua filial.
De cultura familiar, a empresa Y tem uma ampla comunicação entre os seus diversos setores. Por existir um excesso de cargos gerenciais a comunicação com os funcionários é mais diretamente, dificultando o entrosamento do funcionário com o próprio chefe.
Por ser uma empresa familiar os líderes acabam sendo subordinados pelos donos, que centralizam todas as