Metodologia
O primeiro passo para iniciar uma pesquisa quantitativa é definir o universo. Universo nada mais é que o público alvo da pesquisa. O pesquisador deve saber o número total de pessoas que participam desse universo, por exemplo o universo de pessoas que votam no Brasil é de aproximadamente 180 milhões de pessoas.Quando é impossível mensurar este universo deve-se utilizar o conceito de universo infinito para o calculo da amostra.
Amostra é um grupo de pessoas que representam cientificamente a opinião do universo, ou seja, não é necessário perguntar para 180 milhões de pessoas suas intenções de voto, é necessário apenas abordar 2.500 pessoas, pois se aplica uma margem de erro de 2% para mais ou para menos, com isso o nível de confiabilidade é de 95%. Se fizesse a mesma pesquisa com 10.000 ou com 100.000 pessoas o resultado seria igual ao realizado com 2.500 pessoas. Esse conhecimento é bastante importante principalmente quando falamos em custo para realização de pesquisa. É evidente que a representação dessa amostra deve ser representativa e distribuída proporcionalmente. No caso da pesquisa eleitoral; conforme o número de eleitores e em cada cidade como pode-se ver no exemplo;a cidade de são Paulo terá muito mais pessoas sendo abordadas na amostra de 2.500 pessoas do que em Natal no Rio Grande do Norte.
Outro detalhe bastante importante para a pesquisa quantitativa é que existem dois tipos de amostras; a probabilística e a não probabilística. a amostra probabilística possibilita que todas as pessoas do universo tenham a mesma chance de participar da pesquisa,novamente neste caso da pesquisa eleitoral pode-se utilizar um