Metodologia
Arthur Ramos
Paolo Pigorini
Pré-Sal: A Produção de Petróleo como Base para um Novo Ciclo de
Desenvolvimento
Contatos
São Paulo
Arthur Ramos
Vice-Presidente
+55-11-5501-6230 arthur.ramos@booz.com Rio de Janeiro
Paolo Pigorini
Vice-Presidente
+55-21-2237-8409 paolo.pigorini@booz.com Agradecimentos especiais a Agustín Castaño (Senior Advisor),
Carlos Gondim (Senior Associate) e Rodrigo Sousa (Associate), pelas contribuições para a elaboração desta Perspectiva.
2
Booz & Company
SUMÁRIO
O termo “pré-sal” passou de expressão insólita a objeto de contagiante entusiasmo. O que antes era um tímido assunto de técnicos foi alçado a tema central na imprensa brasileira. A imagem que se transmite é a de uma riqueza natural cujo bom aproveitamento é capaz de moldar o avanço econômico e social do país. O petróleo da camada de pré-sal é considerado como um recurso que pode gerar maior estabilidade econômica, o desenvolvimento industrial, o atendimento de históricas demandas sociais e o acúmulo de benefícios para as gerações futuras.
De fato, os recentes anúncios da
Petrobras e de outros operadores relativos à existência de significativos volumes de reservas de petróleo na faixa do pré-sal podem demarcar o início de uma nova era na exploração de petróleo no Brasil. Mas a diminuição da intensidade do debate, sobretudo após a recente queda do preço do petróleo, poderia indicar equivocadamente que o tema teria caráter passageiro e importância secundária.
Este estudo pretende não somente demonstrar a atualidade e a importância dessa discussão, mas também apontar os pilares para que a exploração das reservas do pré-sal corresponda às aspirações de desenvolvimento, com base no potencial das descobertas e na experiência bem-sucedida de
Booz & Company
outras nações. Além disso, esboça os passos a serem seguidos para a sustentação dos investimentos e o desenvolvimento das tecnologias.
Acima de tudo,