metodologia
Gente criando o futuro
Grupo ser Educacional
Aula 5 A ciência e os
Paradigmas
Gente criando o futuro
A linguagem científica: os conceitos, as teorias e os paradigmas.- Aula 5
1. A Ciência e os Paradigmas
“Conhecimento e poder são um.” F.Bacon
(Aforismo iii)
“A ciência é discurso, e quem silencia sobre esta condição arrisca a não mais encontrá-la”
(GRANGER, 1967, p. 21)
(apud ESPSTEIN, 2005, p. 16)
1.1 A RELAÇÃO ENTRE A CIÊNCIA, A PESQUISA E OS PARADIGMAS: as teorias e os conceitos
O mundo dos estudos e da ciência, pessoal, como já falamos antes, são o mundo dos métodos e da racionalização dos conhecimentos. Mas cada vez que nos utilizamos de cada termo deste para explicar como funciona este mundo, está implícito, em cada um deles, o seu conceito ou sua definição.
A ciência é, pois, um lugar onde construímos representações significativas sobre os fenômenos. É o lugar onde representamos o mundo através de linguagens e códigos específicos que formam a cadeia de significados das áreas do conhecimento humano e científico. De acordo com EPSTEIN (2005, p. 15):
A ciência empírica é um discurso abstraído e construído a partir da complexidade do mundo fenomenal que envolve, a partir da constituição de um objeto, científico, uma ruptura com o mundo “vivido”.
Ou seja, Epstein quis nos dizer que a ciência quando estuda um fenômeno da “vida vivida”, ela constrói um objeto científico e seu discurso correspondente saindo, assim, do vivido para o estudado, mas continuando no mundo dos fenômenos. Como assim?
É simples! Quando nós estamos vivendo a vida, todos os fenômenos estão reduzidos a nossa experiência cotidiana, empírica. Estamos simplesmente vivendo os fenômenos, experimentando-os. Mas chega uma hora que precisamos ultrapassar essa experiência.
Precisamos viver, mas conhecer os fenômenos. Nesta hora, fazemos uma espécie de “parada”, um “pit stop”, para nos concentramos nos estudos desses